segunda-feira, 12 de junho de 2017

Uma breve história do bordado

Olá pessoal!!!

Hoje resolvi falar um pouquinho sobre a história do bordado.  Você sabia que o bordado é basicamente a arte de decorar com figuras, utilizando fio e agulha?

Segundo o site Bordados Universal, “A História mostra, que o bordado originou-se na pré-história, o primeiro ponto utilizado foi o ponto cruz, os nossos ancestrais, que moravam em cavernas, começaram a utilizar a técnica do ponto cruz, com agulhas feitas de ossos e o fio feito de fibras de vegetais ou tripas de animais, eles costuravam as suas vestes, que eram feitas da pele dos animais caçados para alimentação. Estima-se que já naquele tempo as roupas começaram a ser adornadas com bordados, juntamente com artigos de suas casas.”

Na Bíblia muitas vezes são feitos referências ao bordado. As civilizações antigas que habitaram as margens do rio Eufrates, difundiram muito o bordado. Podemos encontrar belos exemplos confeccionados pelas civilizações no Antigo Egito, China, Pérsia, Índia e Inglaterra.
De acordo com o site Bordados Universal, na “Idade Média, período entre fins do século XII e fins do século XV,  existem muitas referências sobre bordados. A Itália teve grande colaboração para difundir o bordado por toda Europa. Com a criatividade ele começou a tomar novas formas sendo recortado e rendado, dando origem as rendas. Na Renascença, período do “renascimento” de todas as formas de expressão, o bordado assumiu a condição definitiva de artesanato decorativo. Passou mais ainda a decorar interiores, tapeçarias, estofados, cortinas, etc.”
Mais tarde o bordado espalhou-se pela Europa Ásia e Estados Unidos, e se tornou uma arte popular, eram bordados letras do alfabeto, casas, borboletas, flores e diversos outros motivos que eram assinadas pelo bordador. As mulheres do século XVIII valorizavam muito saber bordar, as revistas femininas da época forneciam novas fontes de desenhos para bordar.

Foi apenas no século XIX, em 1834, que o alemão Josué Heilmann criou uma máquina de bordar. A primeira máquina de costura a ser comercializada em quantidade foi em 1846, inventada por Elias Howe e aperfeiçoada por John Bradshaw.

Assim, vemos que desde os tempos remotos até hoje, o bordado continua com prestígio. O importante é saber que ao longo do tempo, cada civilização foi criando seu estilo próprio de bordar, fruto da sua cultura e dos seus valores, reproduzindo a sua tradição e identificando a sua história.

E então, gostaram de saber um pouquinho mais sobre esta arte que tanto nos encanta?

Bjs e até breve!!


Não deixe de me acompanhar:
Loja virtual: www.anasenger.com.br  
Pinterest: Ana Senger https://br.pinterest.com/anas6012/

Referências:  https://www.sites.google.com/site/bordadosuniversal/a-historia-do-bordado

Nenhum comentário: